top of page

Caesb remunera produtores rurais para preservar o Rio Descoberto

Por CAESB | 20 de fevereiro de 2024


Foto: Reprodução / CAESB


Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, a Caesb vai pagar os produtores rurais interessados em ajudar na preservação da Bacia do Rio Descoberto. No dia 22 de março, às 9h, no Haras Vale Feliz, em Brazlândia, a Companhia fará um evento para incentivar os interessados em participar do Projeto Produtor de Água no Descoberto. O objetivo do Projeto é adotar práticas para a preservação, conservação e restauração do solo e da água da Bacia do Alto Rio Descoberto.


Os produtores rurais podem  aderir ao edital de Chamamento Público divulgado pela Caesb. A área de abrangência do Projeto contempla toda a bacia hidrográfica, o que corresponde a 452 km², sendo 70% no Distrito Federal (Brazlândia e Ceilândia) e 30% no estado de Goiás (Padre Bernardo e Águas Lindas).


O principal objetivo do Projeto Produtor de Água é tornar a bacia do Alto Descoberto referência na produção sustentável de água e de alimentos para garantir a segurança hídrica e a manutenção da vocação rural da região, por meio de práticas de conservação de solo e água, proteção e restauração da vegetação nativa. O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que o orçamento previsto no Projeto pode chegar a R$ 10 milhões, a serem investidos nos próximos cinco anos. “Inicialmente o edital é dedicado aos produtores rurais de Brazlândia e de Águas Lindas-GO que queiram preservar o maior manancial do Distrito Federal, responsável por abastecer 60% da população. A ideia é permitir que esses agricultores adequem suas propriedades ambientalmente e que possamos fortalecer a relação entre os diversos usuários da bacia”, explica.

Representantes da ABES DF presentes no evento



bottom of page