Por Movimento Circular | 27 de junho de 2024
Foto: Reprodução / Movimento Circular
Em um passo significativo para promover a sustentabilidade e a inovação no Brasil, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quinta-feira (27), durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, o Decreto que institui a Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC). Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), esta iniciativa visa transformar o modelo de produção linear em uma Economia Circular, focada no uso eficiente dos recursos naturais e práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.
A Economia Circular é essencial para eliminar a poluição, reduzir a geração de resíduos, manter o valor dos materiais, regenerar o meio ambiente e diminuir a dependência de recursos naturais. Este modelo fomenta a produção e o consumo sustentáveis, prolonga a vida útil dos produtos e materiais e assegura uma transição justa e inclusiva para todos os envolvidos.
A ENEC faz parte da Nova Indústria Brasil (NIB), uma política industrial lançada no início deste ano. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, "estamos dando um grande passo em direção à neoindustrialização, reforçando o papel do governo em fomentar uma indústria baseada em pilares inovadores, criando novos negócios alinhados ao crescimento sustentável, gerando empregos e reduzindo significativamente o impacto ambiental das atividades produtivas e de consumo". Veja a matéria completa: https://movimentocircular.io/noticias/brasil-ganha-estrategia-nacional-de-economia-circular
Comments