Por Correio Braziliense | 24 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução / Anderson Parreira / Agência Brasília
Pela primeira vez após a recente ligação de parte da nova infraestrutura de drenagem à rede antiga de captação da bacia de detenção do Drenar-DF, o reservatório encheu. O volume de água acumulada atingiu 80 centímetros, consequência das fortes chuvas que marcaram a capital nos últimos dias. Segundo o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço Filho, o resultado do enchimento da bacia após a ligação das redes foi considerado satisfatório. “Estamos bastante satisfeitos. Isso mostra que parte da rede liberada e a bacia já estão funcionando como o esperado, fazendo a captação da chuva”, destaca.
Técnicos da Terracap informaram que a lâmina d’água subiu 80 centímetros na bacia. O reservatório ocupa terreno de 37 mil m², possui uma capacidade de até 96 mil m³ de água e volume útil de 70 mil m³.
A ligação das duas redes foi feita na quarta-feira (22/1) com a perfuração de dois dispositivos de derivação (duas janelas de 1,5 metros). São essas duas aberturas que ligam a rede existente à nova. A partir dessa conexão, a água da chuva cai na rede nova. Esse processo elimina o risco de sobrecarga do sistema antigo, uma vez que a maior parte da captação será direcionada para o sistema novo.
Comments